top of page
  • Foto do escritorMárcio Kaoru Fujikawa

Como consigo lubrificar minhas articulações?

Atualizado: 2 de ago. de 2020


Mencionei no post anterior que temos o líquido sinovial dentro de algumas articulações, inclusive nas da coluna. Hoje detalharei a importante função dele de manter nossas juntas saudáveis! Uma tarefa essencial para manter uma boa flexibilidade e longevidade.

Primeiro, o que o compõe? O líquido sinovial é feito principalmente por 2 ingredientes principais:

Imagem mostrando a articulação.
  • Plasma: líquido derivado de sangue super filtrado pelas células das cartilagens articulares. Ele tem a consistência parecida com a clara de ovo, ajudando à lubrificar a articulação e preencher o espaço da junta, protegendo tanto de impactos externos (uma batida, por exemplo) quanto internos(o próprio movimento da articulação quando nos mexemos).

  • Ácido hialurônico: também auxilia nas funções anteriores, mas suas tarefas exclusivas são: limpeza dos restos de reações químicas como inflamações, células danificadas e a “sujeira” natural expelida por células saudáveis e transporte de nutrientes, células de defesa e de reparo para a articulação, melhorando o ritmo de recuperação em caso de lesão.

Desempenham tarefas importantíssimas! Isso significa que para mantermos a articulação com uma boa mecânica e com boa renovação, precisamos desse líquido sinovial. A pergunta crítica é:

Onde consigo esse líquido?

A notícia boa é que a própria articulação o produz! Mais precisamente, é produzido por células chamadas sinoviócitos e fica armazenado dentro da cartilagem, que funciona como uma esponja. Porém, se o líquido sinovial fica apenas lá, ele não consegue desempenhar suas funções. Ele precisa de transporte para seu local de trabalho entre as cartilagens dos dois ossos - um processo que fazemos com movimento. Durante aquecimentos leves e até uma caminhada curta há um aumento de pressão na cartilagem, causando um “aperto na esponja” que faz o líquido sinovial fluir para dentro da articulação. Como resultado, a junta está pronta para ação e aumenta sua capacidade de reparação!

imagem ilustrando a importancia de movimentar as articulações: homem com dor ao sentar por muito tempo e homem caminhando.

É comum casos em que estamos parados e ao nos levantarmos, sentimos um desconforto e travamento que diminuem conforme nos movimentamos. Esse tempo que demora para nos sentirmos melhor é o período em que o líquido sinovial levou para fluir da região de armazenamento para a de ação. Por isso é essencial nos movimentarmos periodicamente ao longo do dia.

Como a quiropraxia pode ajudar neste caso em específico?

Articulações presas em um desalinhamento precisam ser ajustadas com os procedimentos da quiropraxia para que voltem à se movimentar normalmente. Conforme o líquido volta à fluir, há melhora da lubrificação e transporte de nutrientes necessários para a recuperação da estrutura. A quiropraxia não rejuvenesce a articulação, mas é responsável por fazer seu corpo conseguir se curar de maneira mais eficiente.

Referências

👁 MCDONALD, J N; LEVICK, J R. Fluid movement across synovium in healthy joints: role of synovial fluid macromolecules. Annals of the Rheumatic Diseases. Ed 54. P417-423. Acesso em 10 de junho de 2019.

👁 SINGH, Neelam. Synovial Joints and Lubrication mechanisms. International Journal of Computational and Applied Mathematics. Volume 12. P29-33. 2017. Acesso em 8 de junho de 2019.

👁 TAMER, Mahmoud. Hyaluronan and synovial joint: function, distribution and healing. Interdisciplinary Toxicology. Volume 6. P111-125. Setembro de 2013. Acesso em 10 de junho de 2019.

9.068 visualizações0 comentário
bottom of page