top of page
  • Foto do escritorMárcio Kaoru Fujikawa

Quiropraxia e o sistema Neuro-músculo-esquelético. O que?? - Parte 2

Atualizado: 2 de ago. de 2020


Comparação entre o sistema Neuro-músculo-esquelético com um encanamento.

Agora que já sabemos o significado da parte músculo-esquelética, podemos estudar a parte mais importante dos 3 fatores: a parte neural, relacionada ao sistema nervoso. Ele é formado pela parte periférica (nervos finos que saem da coluna e vão para todo o corpo) e pela parte central (encéfalo e medula), que está bem protegida por ossos como a coluna vertebral e o crânio. Se compararmos com uma plantação, seria igual na figura acima.

O nosso cérebro seria a caixa d’água, a medula seria o encanamento central e o sistema nervoso periférico é equivalente aos canos laterais. Quando a água desce, ela deve chegar a cada uma das plantas para que elas consigam crescer e gerar frutos. O que aconteceria caso um dos encanamentos estivesse deslocado? A planta conseguiria crescer normalmente? Vejamos:

Comparação entre o sistema Neuro-músculo-esquelético com um encanamento.

Imaginem no caso da coluna vertebral: a função dos nervos é transmitir sensações como temperatura, tato, dor, pressão, equilíbrio, informações como as posições da articulações e também controlar o trabalho de músculos e órgãos, por exemplo. Se tivermos uma interferência na saída do nervo, a região onde ele chega vai trabalhar corretamente? Assim como a planta com pouca água, o músculo, órgão ou articulação não vai funcionar de forma ideal. O nome dado à essa interferência na coluna chamamos de subluxação.

O trabalho do quiropraxista é “endireitar aquele encanamento para que a água flua melhor”, ou em uma linguagem mais técnica, remover as subluxações com ajustes na coluna, para que as informações entre o seu cérebro e o restante do corpo sejam transmitidas sem distorções. Assim, seu corpo terá melhores possibilidades para controlar suas próprias funções. A quiropraxia não trata as doenças diretamente, mas melhora a capacidade do seu corpo em cuidar de si próprio.

Agora faz mais sentido cuidarmos bem da nossa coluna! No próximo post nos aprofundaremos nas funções mais específicas do sistema nervoso.

Até mais!

Referências

👁 Coluna Vertebral. Acesso em 22 de outubro de 2017.

PLAUGHER, G.; LOPES, M A. Textbook of Clinical Chiropractic: a specific biomechanical approach. Ohio: The Educational Publisher.

700 visualizações0 comentário
bottom of page