top of page
  • Foto do escritorMárcio Kaoru Fujikawa

Sistema Nervoso Visceral: quem controla seu coração (e fígado, intestinos, estômago...)

Atualizado: 2 de ago. de 2020


Agora que entendemos como o Sistema Nervoso Somático te ajuda à interagir com o que há ao seu redor, explicarei a parte administradora do que acontece dentro de você! O Sistema Nervoso Visceral (também chamado de Autônomo ou Vegetativo) tem um objetivo simples: manter seu organismo vivo, regulando as funções automáticas chamadas funções vegetativas, como a digestão.

Voltando ao exemplo do post anterior: levantamos da cadeira e andamos até a cozinha para pegar um pedaço do bolo. Você sabe o que acontece depois que colocamos o doce na boca? Pensando de forma prática, sim. Ele vai para o estômago e intestino! Mas e as milhares de reações físicas e químicas que acontecem no trajeto?

Ilustração de uma pessoa comendo bolo

Logo que engolimos o pedaço, os músculos internos da garganta contraem para levar o bolo até o estômago, onde ele termina de triturar o alimento e dissolvê-lo em suco gástrico. Caso o doce tenha gordura, a bile produzida pelo fígado é liberada para ajudar na digestão e melhorar a absorção de nutrientes. Também para ajudar nessa tarefa o pâncreas libera seu suco e então o alimento segue para os intestinos através de mais contrações musculares que não controlamos. Há novamente absorção de nutrientes e água nesta etapa, até o resto do alimento chegar na reta final e o eliminarmos no banheiro.

Muitas reações para comer um simples bolo! Precisamos pensar em levar a comida de um órgão para outro, em controlar a quantidade de bile, suco gástrico e pancreático ou em como distribuir os nutrientes e água que absorvemos? Não. Normalmente nos damos conta desses processos apenas quando há algum problema. Mas no dia-a-dia o nosso Sistema Nervoso Visceral faz tudo isso sem percebermos.

Ilustração mostrando o organismo da pessoa em ação.

Esse é apenas um exemplo das funções vegetativas. O sistema nervoso visceral checa o que está acontecendo em nossos órgãos internos e envia as informações para a medula e cérebro através da coluna vertebral. Depois de entendido o que está acontecendo, centros nervosos enviam a resposta para glândulas e músculos que não podemos controlar ativamente (como o músculo do coração, por exemplo) para que eles tenham uma reação ao que está acontecendo. Portanto, há muitas funções sendo reguladas ao mesmo tempo como a pressão arterial, frequência cardíaca, transpiração e quantidade de oxigênio, hormônios e glicose no sangue.

Agora já sabemos que muitas de nossas funções automáticas dependem de uma coluna vertebral saudável para uma boa comunicação entre o cérebro e nossos órgãos. Por isso é comum no decorrer do tratamento de quiropraxia os pacientes relatarem melhoras além da coluna, como melhor respiração, regularidade intestinal, acidez estomacal normalizada e redução de cólicas. A quiropraxia não é indicada apenas para tratar dor, mas para melhorar a auto-regulação do seu corpo.

Referências

👁 Sistema Digestório. Acesso em 12 de abril de 2018.

MACHADO, A.; HAERTEL, L C. Neuroanatomia Funcional. 3ª edição. São Paulo: Editora Atheneu, 2014.

1.840 visualizações0 comentário
bottom of page