Please reload

Posts Recentes

Por que minhas juntas estalam tanto?

January 29, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Efeitos do clima sobre as articulações - O joelho da sua avó previa chuvas mesmo?

August 20, 2019

São Paulo tem tido temperaturas muito baixas e por isso alguns pacientes tem me perguntado qual a relação do clima com nossas articulações, já que elas parecem ficar mais sensíveis no frio. Há numerosos estudos sobre o assunto e aqui listarei algumas das correlações entre eles. Antes disso: sim, o joelho da sua avó pode ser capaz de prever chuva!

 

Circulação sanguínea 

 

O corpo humano não gosta de perder calor e para evitar isso em ambientes frios ele concentra o sangue em nosso tórax, onde há órgãos importantes como intestino, coração, pulmões e fígado. Isso é ótimo para nos manter vivos, mas a desvantagem é que deixamos as nossas extremidades (mãos, cotovelos, tornozelos e joelhos por exemplo) com menos circulação de sangue, causando o seguinte processo:

 

 

Outra desvantagem é que com o frio algumas estruturas podem encolher, causando tração em alguns nervos e deixando-os sensíveis:

 

 

Pressão atmosférica - o joelho da sua avó pode estar certo 

 

Dentro de nossas articulações há uma pressão constante e do lado de fora existe a pressão do ar (atmosférica). Caso esta última pressão diminua, há maior facilidade da articulação inchar devido à menor resistência externa, podendo causar o desconforto. Isso acontece com mais frequência em articulações já lesionadas. Como o joelho é uma região comum de termos desgaste, ele é um bom candidato à prever mudanças de pressão.

 

 

Quando ocorre essa queda de pressão do ar? Antes da chuva. Quando a pressão do ar baixa, ela leva a umidade e calor para cima, facilitando a formação de nuvens que depois podem condensar e cair em forma de água. Na próxima vez, acredite no joelho e se prepare!

 

Fatores psicológicos 

 
Podemos concordar que geralmente em dias frios e/ou chuvosos nos mexemos menos. Há aumento da preguiça, vontade de ficar no quentinho e menos vontade de nos exercitar. Faz sentido do ponto de vista fisiológico, porque procuramos poupar energia para sobreviver. Porém, mexendo menos nossas articulações voltamos ao problema novamente de que uma junta parada não se lubrifica,  como vimos no post anterior

 

A dica para mantermos nosso corpo funcionando bem mesmo no frio é: movimento. Exercícios mesmo que leves são suficientes para estimular a renovação das articulações, aumentar a circulação de sangue e evitar que músculos fiquem encolhidos. O calor de um bom agasalho pode ajudar também nestes dois últimos fatores, mas atividade física bem instruída sempre é uma ótima opção. O frio uma hora passará e se seu corpo for bem cuidado no inverno, poderá aproveitar bem os dias de sol que virão. 

 

Referências:

 

YOUNG, A J.; SAWKA, M N.; PANDOLF, K B. Nutritional Needs In Cold And In High-Altitude Environments: applications for military personnel in field operations. National Academies Press. 1996. Acesso em agosto de 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK232852/>.

 

ROBERTSON, R. HealthWise. University of South Carolina School of Medicine. 2019. Acesso em agosto de 2019. Disponível em: <https://www.med.sc.edu/HealthWise.2010.pdf>.

 

PEGORIM, J. Alta Pressão x Baixa Pressão. Climatempo. 2016. Acesso em agosto de 2019. Disponível em: <https://www.climatempo.com.br/noticia/2016/12/23/alta-pressao-x-baixa-pressao-5386>.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square