Please reload

Posts Recentes

Por que minhas juntas estalam tanto?

January 29, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Sistema Nervoso Somático: coordenando suas ações desde sempre

Nós podemos até controlar algumas atividades do nosso corpo, mas o grande piloto do organismo é o sistema nervoso. Focaremos primeiro em uma divisão dele chamada Sistema Nervoso Somático, que nos ajuda desde sempre à organizar nosso funcionamento mas trabalha nos bastidores. Ele também pode ser chamado de Sistema Nervoso da vida de relação, que é um nome complicado, mas significa apenas o modo como você interage com o seu ambiente. Usando um exemplo fica mais fácil: você está na sua casa e sente um cheiro de bolo, fazendo com que esse estímulo te dê vontade de andar até a cozinha e comer uma fatia do doce. Simples? Aparentemente sim.

 

 

Vejamos então o que o seu corpo fez em alguns segundos: o cheiro ativou o seu nervo olfatório que enviou estímulos para o centro olfativo do seu córtex cerebral, onde sua memória associou o aroma ao doce. Levantando da cadeira você usou músculos abdominais como retos e oblíquos; para andar, contraiu os músculos glúteos, retos femorais, vastos mediais, intermédios, laterais, semitendinosos, semimembranáceos, tibiais anteriores, ilio-psoas, gastrocnêmios, sóleos e até músculos fininhos responsáveis por levantar seu primeiro dedo do pé. Ufa! Quantos músculos! Tudo isso enquanto seu cerebelo organizava o equilíbrio do seu corpo inteiro usando os braços e músculos em volta da coluna.

 

Nós precisamos administrar todas essas atividades para ir até a cozinha? Ainda bem que não. Pensar apenas “Bolo. Quero!” poderia ser o único pensamento consciente e mesmo assim seu cérebro faria a tarefa enviando sinais elétricos pela coluna, ordenando que certos músculos trabalhassem e outros relaxassem de forma ritmada para que você andasse até o destino. Como podemos então manter essa comunicação saudável? Esse é o objetivo do quiropraxista. Através dos ajustes na coluna é possível fazer os nervos transmitirem essas informações de forma correta e sem interferências, para que o corpo consiga trabalhar de forma mais eficiente possível. Este é um dos motivos do porquê a quiropraxia ser procurada também para melhora de rendimento em atividades físicas. Um tema para artigo futuro!

 

Já sabemos como o Sistema Nervoso Somático funciona. O próximo post explicará como uma simples bocada de bolo envolve mecanismos complexos do Sistema Nervoso Visceral.

 

Até o próximo!

 

Referências:

👁 Nervos Cranianos. Acesso em 29 de março de 2018.

MACHADO, A.; HAERTEL, L C. Neuroanatomia Funcional. 3ª edição. São Paulo: Editora Atheneu, 2014.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square